Dirigível brasileiro ADB-3-3 sofre acidente em área residencial na Grande São Paulo; vídeos registram o momento.
- José Carlos
- 25 de set. de 2024
- 1 min de leitura
O dirigível brasileiro ADB-3-3, da Airship do Brasil, sofreu um acidente nesta quarta-feira, 25 de setembro, ao cair sobre casas na Grande São Paulo.
O dirigível que fazia uma ação para o São Paulo Futebol Clube caiu em um bairro de Osasco, na Grande São Paulo, no começo da tarde desta quarta-feira (25). Uma pessoa foi socorrida com ferimentos leves.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a queda foi registrada no bairro Veloso por volta do meio-dia; uma pessoa foi socorrida com ferimentos leves. Em nota, São Paulo Futebol Clube lamentou acidente.
Felizmente, duas pessoas no dirigível teriam apenas se ferido e passam bem, com uma delas sendo atendido por um helicóptero Águia da PM, segundo o Comandante Hamilton. O acidente ocorreu em Osasco.
O piloto reportou que houve um problema com os comandos da aeronave. Isso é condizente com as imagens dos vídeos, que mostram o profundor defletido para baixo, fazendo com que o nariz se mantivesse para baixo até a colisão. O AEROIN trará mais informações conforme se tornem conhecidas.
O dirigível ADB-3-3 já está em operação no país desde 2022, quando recebeu o Certificado de Tipo emitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Derivado de um projeto norte-americano (modelo 138S), o dirigível foi adquirido pela Airship do Brasil e transferido para a empresa em 2018. A aeronave opera com um motor e um envelope de 3.908 m³ (138 000 cu.ft). Sua configuração é de 6 assentos.
A aeronave já foi utilizada para ações de publicidade em diversas cidades do país, incluindo Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
Comments